a peça para uma criança desenhar um
carro e ela certamente o fará vermelho
de todas as frases marcantes saídas da
boca de Enzo Ferrari e olha que são
muitas essa é na minha opinião aqui
melhor representa o tamanho do legado
que o italiano um cara de mafioso morto
em 1988 aos 90 anos deixou nos carros a
E aí
e quem realmente era Enzo Ferrari alguns
diriam que um gênio dalavia capaz de
vender até baby bife para um vegetariano
outros diriam que um dos maiores filhos
dela putana da história independente de
quem tem razão em uso foi um homem
marcado por tragédias Alguém capaz de
Despertar a veneração e Ódio na mesma
proporção um homem capaz de jurar
fidelidade eterna a quem estendeu a mão
e ao mesmo tempo promoveu uma vingança
de mais de meio século a quem um dia me
virou as costas Mas acima de tudo em uso
foi uma das personalidades mais
complexas e interessantes de a vistas no
nosso planetinha Azul Então faz um café
ou abre uma cerveja se apruma aí no sofá
e senta o dedo no like porque hoje é dia
de pular de cabeça na história do Homem
Que Mudou a relação da humanidade com os
carros a ponto de alguém pagar 70
Milhões de Dólares em uma de suas
criações roda a vinheta edição
uma história começa em Dezoito de
fevereiro de
a 38 quando veio ao mundo Enzo Anselmo
Josep Maria Ferrari o segundo filho de
Adalgisa bsbn e Alfredo Ferrari dono de
uma pequena função na então inexpressivo
a cidade de módena a 400km da capital
Roma Apesar de o nome da sua vida
pública entre os efeitos questão de
destacar sua origem humilde documentos
da época provam que podemos nasceu a
família Ferrari eram que hoje nós
podemos chamar de classe média-alta lá
por volta de 1.900 haviam apenas 27
graus registrados a pequena cidade do
Norte da Itália um deles um de Dion
bouton Era exatamente o carro do seu
apesar de Infância com certo luxo é
importante deixar claro que a família de
Enzo era considerada emergente pelos
verdadeiros aristocratas ricaços da
região algo que afetou profundamente a
sua personalidade e influenciou no modo
como encararia as negociações os
Playboys que mais tarde iriam atrás dos
seus carros informação aleatória para
você soltar na mesa do bar Ferrari aliás
é até hoje o terceiro sobrenome mais
usado na Itália a uma equivalente aqui é
o olho o Santos no Brasil a infância do
pequeno Enzo ocorreu Sem muitas
dificuldades mas ele logo sacou que seu
físico não renderia uma carreira no
futebol na esgrima ou no atletismo seus
esportes favoritos tudo mudou quando aos
dez anos seu irmão mais velho Alfredo
Ferrari Júnior levou pela primeira vez a
uma corrida o Grand Prix de Bolonha de
1908 ali ele viu disputas a mais de 160
km por hora entre dois dos maiores
pilotos italianos daquela época Felipe
Názaro e Vincenzo lantia E como você
deve imaginar é o criador da lanche hoje
manda a Ferrari sob as asas da mãe Fiat
apesar de ter sido picado pelo bichinho
do automobilismo Enzo jamais pegaria no
volante de um carro de corrida antes dos
21 anos e seu primeiro emprego foi mal
foi como colaborador esportivo do Jornal
Gazeta delesporte poupança linda de
completar 18 anos
1920 vídeo não fotografia sujar estampa
ilustrada que se publicar valor alto Bom
dia Rafaela e Di Parma e me sombra a
vestidinho só falei para o carro
Oi gatinho 80 milhas de Indianápolis me
disse equestre unita aliado para que um
jornal não pode trair em que o Extra
regra o na piloto da outra mobile é
tutoriaç se não está assim na
consequente sabe que eu estou só em
outro adolescente mais ou menos na mesma
época enquanto a Itália e o resto da
Europa mergulhava nos horrores da
primeira guerra mundial ele enfrentaria
a primeira de suas muitas tragédias em
1916 Alfredo o pai morreu de pneumonia e
Alfredo irmão ele celerado nas
trincheiras morreu de uma doença
desconhecida Enzo o valor sem rumo pelo
fim da Juventude até ele mesmo ser
convocado pelo exército italiano onde
recebeu a importante missão de colocar
ferraduras em mulas de carga serviço no
exército durou um ano e alguns meses ou
Doença foi diagnosticado com uma
infecção no pulmão provavelmente causada
pela gripe espanhola que quase uma
depois de um longo período de
recuperação em uma casa para doentes
terminais ele finalmente recebeu alta e
aqui acaba a primeira parte da e ainda
sem carros mas muito importante para
entender a mente complexa do nosso
italiano
o destruindo-o fisicamente e
principalmente mentalmente Enzo Ferrari
decidiu finalmente seguir a Carrera
automotivo aquele tanto sonhou e rumou
para Turim atrás de emprego na Fiat e
com o crescimento do pós-guerra
estabelecer como uma das maiores
fabricantes de carros caminhões
aeronaves militares e locomotivas de
toda a Europa mas a empresa da Poderosa
família ml privilegiava os moradores da
sua cidade natal Turim e o modem senzo
teve seu currículo recusado sem choro
nem vela mais tarde ele escreveria sobre
isso as suas memórias
"eu estava sozinho meu pai e meu irmão
não existiam mais dominado pela solidão
e pelo desespero eu chorei" porque eu
emprego negado um dos períodos mais
difíceis da sua vida e nos virou uma
Vingança contra os aí ela e a Fiat que
levaria mais de 50 anos para secretária
mas por uma daquelas Ironias do destino
foi exatamente a portada na cara que
pavimentou o caminho de anjo como piloto
de corrida depois de um emprego de faz
tudo na CMN eu deu a primeira
oportunidade atrás o Enzo atualizou seu
LinkedIn e ingressou no departamento de
corridas da Alfa Romeo na época a maior
expoente do automobilismo italiano ao
lado da Fiat ganha não só no local de
piloto de apoio das grandes estrelas da
equipe como Giuseppe Campari e Antônio
ascari Enzo foi exercitando a lábia
galgando importância até ganhar a
exclusividade da venda de carros da alfa
e moderna e região uma pequena Fortuna
conquistada EA noção de que não passava
de um piloto Medíocre foram apenas
quatro vitórias em corridas de Gran
Prime na carreira era hora de dar o
passo que o seu ego tanto pedir em 1929
quando o colapso da bolsa de valores de
Nova York destruiu a economia mundial e
várias fabricantes italianos fecharam
surgiu associar anônima scuderia Ferrari
e mais uma informação aleatória para
você soltar na mesa do bar e se poderia
em italiano significa literalmente
estábulo e apenas a partir desse nome da
Ferrari que ela começou a ser usada como
algo relacionado a corridos apesar de
levar o sobrenome de Enzo a escolheria
teve um aporte inicial de 200 mil liras
atrás de sócios incluindo a própria alfa
e também a Pirelli na prática a Ferrari
serviria como uma equipe satélite da
Alfa Romeo que seria carros e pilotos
para fortalecer o nome da marca em
corrida de menor importância enquanto o
próprio time de fábrica o cabo esforços
e principalmente grana as aclamadas as
corridas de Gran Prime e
[Música]
o modelo de negócio da recém-criada
Ferrari era muito simples ricaços
amadores pagavam rios de dinheiro para
fazer parte da equipe e essa grana era
usada para atrair os pilotos
profissionais de renome que ficavam com
os melhores carros e por sua vez atraiu
patrocinadores foi assim que Enzo
conseguiu a sua primeira grande estrela
tazio nuvolari tão maluco quanto o
genial a lenda urbana os anos 30
brincava aqui nuvolari pilotava como se
estivesse sendo perseguido pela própria
morte e sua força pensa que não tenho
nas motos e piloto da Alfa já há algum
tempo nuvolari desenvolveu uma
rivalidade feroz com seu companheiro de
equipe ativar Easy e para evitar
problemas maiores foi despachado para
isso poderia Ferrari uma personalidade
difícil e totalmente excêntrica o
campeão no horário pintou e bordou para
cima do ainda jovem e ingênua Enzo
Ferrari o que com certeza influenciou da
maneira dura como é solidária os seus
pilotos dali pra frente começa nos anos
30 foi tranquilo para Ferrari e Enzo se
retirou definitivamente das Pistas em
1932 após o nascimento do seu primeiro
filho o Alfredo em homenagem ao tio e
olha só a partir dali porém comessaria a
maior derrocada da vida de hilly
Comendador o Comendador após um acidente
em mãos seu amigo e ex-companheiro de
equipe Giuseppe Campari se tornou o
primeiro de dezenas de pilotos que
morreram sob seu comando do carro ainda
eram Alfa Romeo por sangue mas já
estampava na carroceria o lendário
cavalinho rampante emprestado do azul da
Viação Francesco baraka um dos heróis da
Itália na primeira guerra a morte de
Campari abalou profundamente o Enzo e a
partir dali se de criado uma barreira
afetiva entre eles e seus comandados com
raríssimas exceções pilotos eram apenas
seu funcionários peões no jogo de xadrez
que tinha como único objetivo glorificar
o nome Ferrari por toda Europa e nada
além disso
a Itália também tinha virado um barril
de pobre Benito Mussolini comandava o
país com Punho de Ferro juntamente com
sua milícia de camisas negras e
acelerava a criação da máquina de guerra
que aterrorizar ia a primeira a África
Ah pois o resto do mundo sufocada por
Mussolini Alpha praticamente abandonou o
automobilismo para concentrar esforços
em veículos militares se os carros de
corrida italianos foram pro saco os
vizinhos alemães da Mercedes e da Auto
Union viraram verdadeiras máquinas de
propaganda nazista e amassaram todos
seus concorrentes com a sequência de
vestido nas pistas Enzo teria sua parte
da Ferrari comprado de volta pela alta e
seria demitido da própria empresa em
1937 como a causa que impediu de ter
qualquer envolvimento com o
automobilismo e de usar o nome scuderia
Ferrari por quatro anos Enzo decidiu
ganhar dinheiro com a guerra e fundou a
auto avio costruzioni focado em peças
para aviões militares então no copo você
tá dizendo que a Ferrari ajudou fascismo
de Mussolini sim e não Enzo Ferrari era
um político na Essência da palavra a
lenda diz que durante a segunda guerra
ele se filiou ao partido fascista
italiano ao mesmo tempo em que
financiava secretamente guerrilheiros
comunistas e se aproximavam de pessoas
chaves dos exércitos aliados a ocupação
Enzo Ferrari jamais estaria do lado do
Corredor muito menos os seus carros foi
ainda sobre o nome da Auto avio que
surgiu em 1940 aquela que é considerada
a primeira Ferrari da história o tipo
815 carro de corrida que usava acha
assim e dois motores Unidos do Fiat 508
que conseguiu disputar apenas uma
corrida antes da guerra se alastra pela
Europa e pausar temporariamente todo o
automobilismo europeu além de vários
bombardeios na nova fábrica da alto a
viu em Maranello os anos finais da
Guerra trouxeram duas notícias
bombásticas e de sentimentos une
propostos para o nosso querido penso em
44 seu Pequenino alfredino foi
diagnosticado com uma Rara distrofia
muscular que o mataria a década seguinte
apenas algumas semanas depois de saber
que perderia um filho ele descobriu e
ganhará outro mas não era a esposa Laura
que tava grávida e sim sua amante em
inglat esse aí meu amigo para entender o
tamanho da bucha que o erro se meteu tu
tem que levar em consideração os
costumes da época se tem um filho fora
do casamento
o gera um bafafá danado imagina como era
na Itália dos anos 40 países
extremamente católico e só foi legalizar
o divórcio em 1970 pelo lado de nasceu
em Maio de 1945 e só pode adotar o
sobrenome famoso depois da morte do pai
vai se o Enzo não quis assumir
oficialmente a paternidade antes da
morte da esposa Laura 78 Pelo menos foi
um pai presente e decente dentro do
possível Pinheiro trabalha desde os anos
60 na Ferrari ajudou no desenvolvimento
de lendas como a f40 ela Ferrari e hoje
é o vice-presidente e herdeiro de todos
mas vamos lá seguindo a guerra acabou e
era hora de Enzo Ferrari realizar o seu
sonho de Construtor mas o que isso era
hora de acabar com a Alfa Romeo que
tinha dispensado ali Anos Antes e por
isso se tornou a mais nova integrante da
listinha de vinganças do Comendador mas
sem a grana estrutura dos caras Enzo só
tinha uma maneira de financiar o Custoso
o programa de corrida de Maranello uma
maneira que ele sempre evitou ao máximo
produzir causa de rua e vender para os
ricaços Sinhá você pode partir o seu
coração mas o criador de alguma das
máquinas mais incríveis da história não
ligava nem um pouco para carro de rua
conforme foi ficando mais velho oh Enzo
raramente dirigia e quando fazia eu tava
alguns carocinhos sócios como Peugeot
404 e o Fiat 128 anos eu vou colar aí
como é que está nos tem que ser no outro
depois que foi isso muito mas é
o pastor nessa nova fase que surgiu em
47 a primeira Ferrari puro-sangue da
história a 125s com seu motor V12 1.5 de
118 cavalos e que venceu seis Das
catorze corridas que disputou naquela
Temporada mês e depois surgiria a tão
aguardada primeira Ferrari de rua a 166
Inter que teve apenas 37 unidades
produzidas e já na época custava 9000
dólares equivalente a mais ou menos 110
mil dólares em valores corrigidos no dia
de hoje enfim as coisas que são de forma
sólida Império Ferrari agora um já
consagrado cinquentão em menos de 20
anos a Ferrari venceria nada mais nada
menos do que seis títulos da Fórmula 1 9
vezes as 24 horas de Le Mans e 11
títulos do wsc a engrenagem era perfeita
causa de corridas venciam o preço dos
casos de rua subiam em todas as a grana
arrecadada criava a carros de corrida
ainda melhores e mais ou menos antes
para melhorar Alfa Romeo havia pulado
fora do automobilismo e agora a Ferrari
era Jóia da e nas pistas tão Vingança
número um cheque Mas nem tudo eram
flores na vida do Comendador seus
negócios voavam a vida pessoal
desmoronava como eu citei anteriormente
o primogênito Dino morreu em 1956 com
apenas 24 anos segundo pessoas próximas
ao Chefão Enzo nunca se recuperou depois
disso mergulhou de vez no trabalho
Solitário se tornou uma pessoa ainda
mais amarga e difícil de lidar na mesma
época em um período de apenas 40 meses
Alberto ascari com de portago Luigi
mousse e Peter Collins quatro dos seus
melhores pilotos morreram em acidentes
correndo pela Ferrari a justiça nem
apaixonada porém sempre maldosa imprensa
italiana perdoar Enzo foi processado
pela morte dos pilotos e dos 10
espectadores envolvidos no acidente do
portável ao mesmo tempo os jornais
estampavam a pintura do espanhol
Francisco de Goya chamada Saturno
devorando um filho onde comparavam o
Enzo ao deus romano que matava suas
crianças por medo de ser destronado para
vão entender e meia palavra basta
segundo jornais em uso ficavam com a
glória EA fama e quando seus pilotos
ganharam apenas a chance de ver a grama
nascendo pela raiz tudo isso pesou
demais sobre o Comendador que se afastou
cada vez mais os holofotes e também do
comando da scuderia foi mais ou menos
nesse cenário que Três Histórias muito
importantes colaram e que ajudam a
entender bem a complexidade da mente do
italiano que eu conto ela aqui para você
a primeira mais famosa de todas envolve
Um renomado fabricante de tratores
chamado pelo tio Lamborghini muito rico
e com algumas Ferrari na garagem
ferrugem o certa vez foi pessoalmente
até Maranello para reclamar dos seguidos
problemas da embreagem da sua 250gt
depois esperar por horas aliás uma
tática muito usada pelo menos para
diminuir aqueles com quem negociava
pergunte foi atendido por um pouco
simpático o Enzo que indignado com a
reclamação mandou na lata Você sabe
dirigir trator mas não sabe dirigir uma
da arrogância de Enzo Ferrari nascia a
Lamborghini e o resto da história você
já sabe o segundo causo também e foi
recentemente atualizado pelo filme Ford
Vs ferrari os anos 60 a Ferrari gastava
demais e precisava de um investidor Enzo
então abriu negociações para a Ford que
estava disposto a pagar cerca de 170
Milhões de Dólares em valores atuais
para levar a empresa de Maranello e
rejuvenescer a sua imagem uma gigantesca
a comitiva de americanos viajou dos
Estados Unidos até Itália para fechar
negócio mas os executivos da marca ou
azul foram feitos de otários por Enzo e
depois de dezenas de exigências
excêntricas desistiu do negócio após
supostamente descobrir que não teria
controle Total sobre a operação no
departamento de corridas na minha dica
de Construtora e o homo
de italiano é profundamente o Face dela
volta da proposta mas não sabe os outros
fatores menos nessa Além Deste cliente
solta espalhou por causa tornando o
inimigo gigante contact não chega a
torná-la vou mostrar Rocha bruta rápida
e pegar a companhia de levar os trem
broker insignificante na empregado
efetivamente Instagram do Carlos
Henrique aquele porco demonstrou padrões
queixo e arrogante dirigentes ou não sou
uma massa de pedido e para o Canadá
quatro solte sou eu Harry Potter orisa
esmaga é que vai querer usar o a seleção
de sua força e
Oi Telemar Peace now therefore I
A misericórdia chegando
tu já fosse da época dizem que na
verdade Ferrari cozinhou a Ford como
forma de aumentar seu passo e perante a
Fiat que não queria que um símbolo
italiano caísse em mãos estrangeiras
verdade só eu não a Fiat acabou
comprando cinquenta por cento da Ferrari
e Enzo finalmente concluiu só Vendetta
particular contra empresa de Turim EA
família em na cabeça dele era mais ou
menos o seguinte você se recusaram a 50
anos hoje me dá um dinheiro pelo que eu
criei sozinho e ainda me deixou no
comando do império Vingança número dois
cheque também a terceira história é
chamada de a grande debandada ou a
revolta no palácio muito mais conhecida
é a minha favorita e mostra como o Enzo
Ferrari seria um Vito Corleone digno de
dar inveja a Marlon Brando
Já cheguei quando ele pressionado pela
morte do filho e os problemas na justiça
e os comentários maldosos da Imprensa
Resolveu se afastar um pouco do dia a
dia da Ferrari sua esposa Laura porque
assumiu um papel muito importante no
comando em Maranello completamente
abalada pela morte do filho Laura virou
uma vilã digna de novela das 9 horas e
humilhava constantemente executivos
Engenheiros e pilotos sem distinção a
torto EA direito e
E aí
o empregado da fábrica travável Enzo é
ruim Laura étnica a situação foi se
deteriorando até que oito membros da
alta Cúpula da Ferrari enviaram através
de um advogado uma carta ultimato ao
Comendador o ele dava um basta na
independente da esposa ou todos eles
caíram fora como resposta Enzo Ferrari
chamou todos os principais funcionários
da empresa incluindo esses oito
executivos para a tradicional reunião
semanal da empresa na ponta da mesa onde
Comendador sempre tentava tava aberto
ali a carta Ultimate durante todo
encontro nenhuma palavra sobre o
polêmico assunto foi dita e agenda
seguiu de forma normal na saída a
secretária do envelope a cada um dos
oito executivos e dentro tava
equivalente a um mês de salário a
secretária então acompanhou os oito até
a porta de saída e disse Por favor saiam
e nunca mais volta para cobrir a saída
de nomes como Carlos chiti e de outro
Bizarre respectivamente projetista e
engenheiro chefe da Ferrari a solução
encontrada pelo Comendador foi promover
todos os assistentes do demitidos ao
cargo principal
Oi Mauro forghieri com apenas 26 anos se
tornou engenheiro-chefe da marca mais
famosa do mundo uma sorte Claro
acompanha as lendas o inexperiente
forghieri se mostrou um dos funcionários
mais importantes da história da Ferrari
lançando a fenomenal 250 GTO e sendo
responsável por cinco títulos de pilotos
e Oito de construtores na Fórmula 1 a
saúde-doença agora um setentão e chamado
pelos seus comandados e emigrante Vec ou
o grande velho foi se deteriorando ao
longo da década de 70 e 80 suas
aparições públicas de abelha escassas
desde os anos 60 concessão de GP de
Monza a Ferrari não comparecer a uma
corrida de Fórmula 1 desde a morte do
filho em 56 ou seja as aparições
públicas já escassa se tornaram
verdadeiras raridades cuidadosamente
fabricados de forma teatral para
fomentar o mito que havia se criado em
torno da lenda em comandar o império
pelo telefone da sua fortaleza em
Maranello Enzo ainda tem uma última
tragédia em sua vida tão dolorida conta
peso dos familiares dirigir e nem vi um
dos e Conseguiu quebrar a barreira do
afeto com Comendador EA quem ele
comparava o lendário tazio nuvolari
morreu no GP da Bélgica de 82 uma
entrevista pouco depois do acidente Enzo
declarou "meu passado é marcado pelo
luto meu pai e minha mãe meu irmão meu
filho minha vida é cheia de lembranças
tristes eu olho para trás e vejo os
rostos dos meus entes queridos entre
eles eu vejo o rosto deste grande homem
jeito de vender e no dia Quatorze de
agosto de 1988 aos 90 anos Enzo Ferrari
nos deixou o vídeo nenhum problema nos
rins para compensar o atraso de dois
dias no seu registro de nascimento
quando uma Nevasca impediu que o seu
Alfredo fosse até o cartório mais
próximo Enzo pediu para o anúncio da sua
morte também fosse adiado o 48 Horas as
influências Ferrari que mesmo na
iminência da Morte controlou como não de
Ferro os rumos daquilo que queria
enigmático negociar dor feroz e temido E
acima de tudo respeitado por todos Enzo
viver um tipo contra o italiano é um
amor e no ódio foi a personificação da
marca mais apaixonante e vitoriosa de
todos os tempos e o único homem capaz de
concorrer com o Papa em popularidade
entre seus conterrâneos Esse foi mais um
tudo sobre Espero que tenham gostado
porque eu gostei demais de fazer então a
gente se vê numa próxima deixe o seu
like se inscreva no acelerado se você
não é inscrito e deixa aí nos
comentários Que outro tema você gostaria
de ver abordado aqui no tudo sobre falou
que até mais é
E aí